Ontem recebi a revista Técnica&Prática que por sinal adoro... Este mês tem uma matéria muito legal de como fotografar crianças que serve até mesmo pra quem não é fotógrafo... vou listar aqui essas dicas afinal, apesar das crianças fazerem caras e bocas por naturalidade, captar o momento exato dessas expressões exige muita paciência...
- Volta à infância:
Antes de tentar arrancar uma expressão significativa da criança quem está fotografando precisa saber que nem sempre é possível fazer imagens das crianças sorridentes e olhando para câmera (o que todos pais desejam). Mas as crianças esboçam outras expressões que com o tempo serão esquecidas e precisam ser registradas. Um biquinho, uma careta, cara de bravo, muitas vezes mostram a personalidade da criança.
- Fale normalmente
Por favor, evite a linguagem infantil apenas se abaixe, olhe nos olhos, sorria e fale normalmente. Se a criança não quer colaborar, não force, conquiste-á. Diferente do ensaio com adultos onde você fala a posição e pronto com crianças é diferente trabalhe brincando que quando menos esperar surge um registro memorável.
- A hora certa
É muito importante fotografar crianças no horário em que elas estão mais tranquilas, sem sono, fome ou cansadas. O melhor horário é o do pequeno não o dos pais. Os pais auxiliam muito, pois deixa a criança mais confiante e confortável. Além disso, a mãe é o melhor termômetro para medir o limite da criança.
- Prazo de validade
O book da criança tem prazo de validade de meia hora. Os 10 primeiros minutos a criança está acostumando e dos 10 aos 30 é o auge da sessão. Depois disso, a criança cansa. (É incrível como isso é verdade)
- Por idade
Cada criança se comporta de maneira diferente em cada fase da vida. Por isso, existem formas diferentes de trabalho. Não insista em colocar o bebê sentado se ele ainda não senta.
Recêm nascidos: A criança só dorme por isso, conte com um puf onde você possa modelar a pose do bebê. Abuse dos detalhes. Pé, mão, unha...
Primeiros meses: maior parte do tempo deitados o ensaio costuma ficar um pouco monótono. Coloque o bebê em uma posição um pouco mais elevada com a ajuda de uma almofada.
5 meses: começa a colocar o pezinho na boca e fica uma graça!!!
6 meses: finalmente ele fica sentado.. daí é só brincar com o fundo e objetos.
7 meses em diante: engatinha, alguns começam a dar os primeiros passinhos (mas não esqueça de um apoio de segurança)
Depois de 1 aninho a sessão diminui seu prazo de validade para 20 minutos e as brincadeiras bobinhas não servem mais.
Uma opção e que está na moda é o Smash the cake onde a criança destrói e se lambusa de bolo. Ainda não tive a oportunidade de fotografar, alguém se habilita???
Adorei as dicas, pra quem é iniciante sao mega válidas, e parabens pelas fotos Mariana.
ResponderExcluir